Relatórios

Atenção: as instruções abaixo são regras gerais, mas podem variar um pouco de professor(a) para professor(a). Fique atento(a) às suas orientações/demandas específicas e consulte-o(a) em caso de dúvida!

Quando e em que formato se deve entregar o relatório?

O relatório deverá ser sucinto e entregue na semana seguinte à semana do experimento. Consulte o número máximo de páginas e o formato de envio com seu professor.

É importante que fiquem evidentes na primeira página do relatório os nomes dos alunos e do professor, o número do grupo e da turma, título e número da experiência, ano/semestre e disciplina. Se achar conveniente, você pode utilizar nosso modelo de relatório, disponível nos seguintes formatos:

  • docx – Microsoft Office;
  • odt – Libre Office (software gratuito);
  • pdf (somente visualização).

Aqueles que desejarem, podem utilizar o sistema de preparação de documentos LaTeX. Para isso, disponibilizamos também um modelo no formato apropriado (tex):

  • rar – contém um arquivo tex, um pdf para visualização e arquivos de figuras.

Não há necessidade de capa, o cabeçalho na primeira página basta! Se for imprimir, imprima em frente e verso para evitar o desperdício de papel. 

O que um relatório completo deve conter?

  1. Introdução: um brevíssimo texto escrito com suas palavras apresentando os objetivos principais do experimento e, opcionalmente, alguns conceitos físicos envolvidos e equações que serão utilizadas no relatório. Exemplos de objetivos: “medir o índice de refração da água, da parafina e do vidro”, “verificar a lei de Malus”, “determinar a frequência de ressonância de um circuito RLC”, etc… Cabeçalho + introdução devem ocupar juntos, no máximo, uma página.
  2. Descrição experimental. Figura(s) esquematizada(s) acompanhada(s) de descrição sucinta que explique a disposição dos principais elementos montados na bancada. Para os experimentos de Eletricidade, esquemas dos circuitos elétricos devem ser incluídos. Nesta seção, os detalhes do procedimento experimental não são necessários, já que estão presentes no roteiro que consta na apostila. Porém, o grupo pode apresentar um resumo do procedimento e reportar qualquer evento adverso ou imprevisto que considere ter influenciado a tomada de dados.
  3. Tabela de dados. A tabela de dados original deve ser sempre anexada ao relatório. Adicionalmente, porém não obrigatoriamente, pode-se também transcrever os dados no corpo do texto num formato de tabela que o grupo julgue mais apropriado.
  4. Análise de dados. Esta seção deve conter todos os cálculos realizados a partir da tabela de dados experimentais, incluindo os gráficos e ajustes de retas e outras funções. Os gráficos deverão ser confeccionados em programas de computador, como o Microsoft Excel, o Google Spreadsheets (online) e SciDAVis.
  5. Discussão. Ao obter o valor experimental de uma grandeza listada nos objetivos do experimento, ele deve ser confrontado com seu valor esperado, sempre que este estiver disponível. O valor esperado pode ser nominal (dado pelo fabricante, no caso de uma resistência de um componente elétrico ou a distância focal de uma lente) ou teórico (caso haja uma teoria que preveja um determinado valor para a grandeza dadas as condições do experimento). Eventuais discrepâncias entre valores experimentais e valores teóricos ou nominais, devem ser discutidas nesta seção. O grupo deverá também apontar possíveis explicações para essas eventuais discrepâncias. Propagação de erro: sempre que possível (ou conforme demanda do professor), o grupo deverá estimar o erro das medidas brutas, propagar esse erro através dos cálculos realizados na análise de dados e avaliar se o valor experimental obtido é compatível ou não (dentro da margem de erro experimental) com o valor esperado.
  6. Conclusão. Na conclusão, o grupo deverá exercitar a sua capacidade de síntese (para resumir os principais métodos e resultados do experimento) e de crítica (usando os pontos abordados na discussão para apontar possíveis erros sistemáticos do experimento e, se possível, dar sugestões de melhoria).
  7. Respostas ao questionário da apostila. As respostas ao questionário devem estar diluídas no texto e não apresentadas em forma de lista. Exemplo: “…os dados experimentais do resistor NiCr são compatíveis com o de um resistor ôhmico (Q3)” indica que a frase contém a resposta à questão 3.

Recomendações gerais

O relatório é um texto com início, meio e fim. Deve ser uma narrativa consistente, minimamente autossuficiente e com conexão entre as partes. Procure primar por uma análise crítica e pela organização na exposição das ideias.

Pontos avaliados incluem a qualidade da apresentação, do texto e dos gráficos; a exatidão dos cálculos, das respostas ao questionário e das afirmações contidas no texto; o emprego responsável de unidades de medida e algarismos significativos; a qualidade da análise de erros. Os gráficos, tabelas, figuras e anexos devem conter um título, ser numerados e referenciados adequadamente no texto.

O material abaixo também pode servir de guia adicional: